A tromboflebite superficial (TS), também chamada de trombose venosa superficial, é uma condição patológica caracterizada pela presença de um trombo na luz de uma veia superficial.

A incidência da TS varia de 125.000 casos/ano (EUA) a 253.000 casos/ano (França), sendo mais frequente quando se utilizam métodos diagnósticos mais acurados, como o mapeamento dúplex.

A TS ocorre mais freqüentemente em veias varicosas, pois estas podem apresentar alterações morfológicas na sua parede que predispõem à estase e, conseqüentemente, ao desenvolvimento do processo trombótico.

Em levantamento retrospectivo, realizado confirmatórios para TS, 56% ocorreram no MIE, enquanto que 51%, no MID.

Desde 1964, encontram-se relatos sobre essa complicação em pacientes com TS10,26-28. Estima-se que a ocorrência de um episódio espontâneo de TS aumenta em cerca de 10 vezes (razão de chances = 10,3; IC 95%: 2,0-51,6) o risco de desenvolver TVP nos 6 meses subseqüentes e com risco absoluto de 2,7%, quando comparado a uma população que nunca apresentou um episódio pregresso de TS.

Os sinais e sintomas de trombose venosa estão em torno de dor e inchaço na perna desde a raiz da coxa até panturrilha, alteração da coloração mais avermelhada, peso em membro empastamento de panturrilha geralmente em um membro só assimetria de membros.

Os sintomas de tromboflebites em pernas é dor associado a cordões varicosos inflamados avermelhados concomitantemente a inchaço, cãibras, cansaço muitos pacientes relatam um peso em pernas que piora ao entardecer.

O Cirurgião Vascular é o especialista certo para tratar varizes e TS, o mesmo determinará qual conduta correta para cada paciente e cada caso.